A Saúde e Segurança no Trabalho (SST) é indispensável para reduzir casos de acidentes e doenças que afetam os trabalhadores. Leia o post e saiba mais!
Diariamente, inúmeras buscas são realizadas no Google para saber “o que é SST” ou “o que significa SST”.
A sigla SST é a representação abreviada de “Saúde e Segurança no Trabalho”. Neste artigo, vamos falar por que a SST é importante, quem são os profissionais responsáveis por fazer o relatório de SST e o que os seus funcionários e a sua indústria ganham com ela.
Continue a leitura e fique por dentro deste assunto!
O que é Saúde e Segurança no Trabalho?
A Saúde e Segurança no Trabalho (SST) está relacionada a uma série de normas e procedimentos legais exigidos de empresas e funcionários, com o objetivo de evitar ou prevenir riscos de acidentes de trabalho, assim como o desenvolvimento de doenças ocupacionais, ou seja, doenças relacionadas ao trabalho.
A SST é composta por 36 Normas Regulamentadoras (NR’s), que têm o objetivo de definir como as tarefas profissionais devem ser realizadas, regulamentando desde os equipamentos utilizados no ambiente laboral até programas internos que visam monitorar a saúde dos funcionários.
A Norma NR 1 – Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos, é a norma que determina que as demais normas regulamentadoras, relativas a segurança e medicina do trabalho são obrigatórias, esta aplicação das normas varia de acordo com os diferentes ambientes de trabalho e seus riscos. Mas a NR- 9 Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, NR- 7 Programa de Controle Médico de Saúde e NR 17 – Ergonomia , são aplicáveis em todas as empresas.
Com a aplicação da SST é possível preservar a saúde dos colaboradores e, além disso, reduzir de forma significativa os prejuízos financeiros da sua empresa e melhorar a sua produtividade.
Qual a importância da saúde e segurança no trabalho?
Um estudo realizado pela Previdência Social em 2019, apontou que, no Brasil, são registrados em média 700 mil casos de acidentes de trabalho por ano. Foram 6,2 mil mortes e 1,8 milhão de afastamentos relacionados a acidentes de trabalho somente entre 2014 e 2018.
São números que demonstram o quanto é necessário promover a segurança no ambiente laboral. E é por isso que o artigo 162 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) determina que as empresas invistam em segurança e medicina do trabalho.
Para tanto, a própria sede da empresa deverá contar com uma infraestrutura adequada e profissionais qualificados para acompanhar as ações realizadas em prol da segurança no trabalho, elaborando programas e laudos técnicos.
Ao implementar uma gestão de segurança do trabalho eficiente, a sua empresa assegura a saúde de seus funcionários, evitar processos judiciais e reduz a carga de impostos.
Quais são os benefícios de investir na saúde e segurança no trabalho?
A implantação da SST traz diversas vantagens para as empresas, tais como:
- redução do número de acidentes envolvendo funcionários;
- redução de custos para a empresa;
- aumento da produtividade e da qualidade do serviço realizado.
Sem falar que a preocupação com a saúde e bem estar dos colaboradores faz parte das ações de uma empresa socialmente responsável.
Uma boa gestão neste sentido, é muito importante para que a sua empresa seja bem vista pelo mercado em geral – clientes, fornecedores e colaboradores.
Quem são os profissionais de SST em uma empresa?
O setor de SST inclui diversos profissionais. São eles:
Técnico em Segurança do Trabalho
O técnico em Segurança do Trabalho é o responsável por preparar e executar as políticas de saúde e segurança dentro da organização. Ele deve realizar auditorias e inspeções de segurança periódicas, investigar acidentes, oferecer treinamentos, conferir os equipamentos de proteção individual, indicar melhorias e acompanhar análises de riscos e ocorrências relativas à SST.
Engenheiro de segurança do trabalho
Profissional que tem a função de criar planos e programas de prevenção, produzir laudos técnicos, elaborar e assinar documentos e projetos de segurança, orientar os funcionários, fazer inspeções e analisar se a empresa obedece às exigências legais, entre outras atividades.
Médico do Trabalho
Profissional que realiza as consultas e atendimentos médicos, além de ser o principal responsável pela prevenção de doenças e pelos cuidados com a saúde coletiva e individual dos funcionários.
Enfermeiro do Trabalho
Trabalha em parceria com o médico do trabalho e, em caso de lesões e ferimentos, é o grande responsável por prestar os primeiros socorros e a assistência aos empregados. Ele também faz a coleta de dados sobre doenças ocupacionais, entre outras atividades.
De quem é a responsabilidade de fiscalizar a aplicação da SST?
Com a extinção do Ministério do Trabalho pela gestão atual do governo federal, desde 2019 este trabalho de fiscalização cabe ao Ministério da Economia, através da Secretaria do Trabalho (STRAB), que integra a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPTR).
Além de fiscalizar o cumprimento das normas de segurança, as suas atribuições incluem o incentivo à criação de políticas públicas do trabalho, a inspeção das condições de trabalho e a revisão das normas regulamentadoras.
Não restam dúvidas do quanto é fundamental investir na segurança e saúde do trabalhador e das vantagens que isso traz para os negócios, não é mesmo?
E quando falamos em saúde e segurança no trabalho, isso também inclui o uso de equipamentos ergonômicos, que são indispensáveis para o bem estar dos seus colaboradores.
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