Transporte de bebidas: saiba como evitar prejuízos

O deslocamento, carga e descarga de bebidas exigem cuidados especiais para garantir a integridade dos produtos. Acompanhe o post a seguir e confira 6 dicas essenciais para que a gestão logística de sua empresa seja de fato eficiente!

Os processos de deslocamento, carga e descarga de mercadorias demandam cuidados especiais, que variam de acordo com o produto transportado. No caso da movimentação de bebidas, há uma série de fatores que precisam ser observados para garantir a integridade da carga e evitar prejuízos.

Acompanhe o post e saiba tudo que é necessário para transportar bebidas com segurança, garantindo uma entrega eficiente ao ponto de venda e evitando prejuízos para a sua empresa!

Solicite Orçamento Metaro

Processos logísticos: como movimentar bebidas com segurança

As bebidas estão classificadas na categoria de alimentos e exigem uma série de cuidados no seu transporte, carga e descarga. A logística pode ser um pouco mais complicada, mas adotando as medidas certas, a movimentação deste tipo de produto pode ser feita de forma tranquila, assegurando a integridade da carga. Veja a seguir, quais são esses cuidados!

1 – Veículo em bom estado

Para começar, o transporte de bebidas é algo que exige um veículo em boas condições, com carroceria fechada em alumínio ou aço, que garantem a proteção dos produtos. Além disso, o fato deste tipo de veículo ter diversas portais laterais facilita o trabalho de carga e descarga, principalmente em grandes centros. 


2 – Carga embalada de forma correta

Cargas de bebidas são frágeis, pois grande parte dos vasilhames são de vidro e podem se quebrar com facilidade. Além disso, bebidas como cervejas e espumantes são gaseificados e devem ser protegidos de vibrações e calor em excesso.

Sendo assim, é importante acompanhar o carregamento e se certificar do bom estado das embalagens. É necessário que as garrafas sejam isoladas, para que uma não bata na outra. Também é aconselhável usar avisos de mercadoria frágil.

3 – Planejamento da rota de entrega

Planejar a rota de distribuição da carga é muito importante, pois isso facilita o trabalho, principalmente se há mais de um ponto de entrega. Com uma rota bem planejada é possível:

  • distribuir o peso na carroceria do veículo de forma mais equilibrada;
  • evitar lugares íngremes e ruas em más condições (esburacadas), que podem ocasionar a quebra de garrafas;
  • prevenir contratempos que podem atrasar a entrega do produto ao cliente final.

4 – Proteção da carga contra água e umidade

De nada adianta ter cuidado e planejamento na hora de acondicionar as embalagens, se elas não estiverem protegidas contra a umidade. Não basta proteger a carga da chuva, é preciso que ela fique livre de qualquer tipo de umidade.

Em função das mudanças climáticas, em viagens mais longas, como em um deslocamento entre diferentes regiões do país, por exemplo, pode ocorrer um fenômeno conhecido popularmente como “suor de carga”, que consiste na cristalização do vapor d’água sobre as embalagens.

Para evitar problemas com isso, é necessário utilizar produtos dessecantes, pois eles absorvem toda a umidade e previnem problemas como mofo e deformações na carga. Também é importante vedar os produtos com fitas isolantes para evitar que eles sejam afetados pelas intempéries climáticas, como as tempestades de verão, por exemplo.

5 – Acompanhamento da carga e descarga

Todas as etapas da cadeia logística exigem cuidados, mas, no caso das bebidas, o processo de carga e descarga requer atenção especial, uma vez que os produtos serão manipulados por várias pessoas, o que aumenta o risco de quebra.

Além disso, em muitos casos as entregas são realizadas em diferentes endereços e isso leva os operadores logísticos a fazerem o trabalho com pressa para seguirem ao próximo destino. Tal atitude pode resultar em:

  • avarias nos produtos;
  • acidentes de trabalho;
  • entregas erradas.


6 – Uso de tecnologia e equipamentos de apoio

O uso de tecnologia da informação, como as ferramentas para rastrear as cargas em tempo real, por exemplo, é indispensável. Além disso, há equipamentos que reduzem muito os riscos de avarias na hora de realizar a carga e descarga dos produtos, tais como docas e niveladoras de doca, que também contribuem para agilizar todo esse processo.

Como podemos perceber, o transporte de bebidas não é tarefa das mais fáceis, porém, não é nada de outro mundo! Em outras palavras, adotando os cuidados necessários é possível desempenhar essa tarefa de modo satisfatório para todos os envolvidos

A Metaro possui diversas soluções para otimizar os processos logísticos e também desenvolve projetos sob medida para atender às diferentes necessidades das empresas. Aproveite que está aqui, conheça os equipamentos desenvolvidos pela Metaro ou solicite um orçamento sem compromisso!