Como a logística pode ajudar na redução do custo operacional da sua empresa

O custo operacional elevado dentro de uma empresa está ligado diretamente a uma logística ineficiente, que afeta a produtividade, impactando os lucros!

O custo operacional em uma empresa representa boa parte dos seus gastos mensais, de modo que podem impactar nos custos dos produtos e consequentemente no lucro sobre eles.

Todos os passos que envolvem o processamento de um produto, geram custos a empresa. Diante disso, um dos principais  objetivos das empresas é tornar estes processos mais eficientes. Deste modo, reduz os seus custos e assim aumenta sua margem de lucros.

Considerando a importância do assunto, trouxemos algumas dicas para ajudar você a reduzir seu custo operacional e melhorar a gestão dos processos por meio da logística. Confira!

6 dicas para ajudar você a reduzir o custo operacional

Os processos logísticos envolvem diversas etapas, desta forma, há inúmeros métodos de reduzir os seus custos.

Neste conteúdo, abordamos algumas dicas simples para ajudar você na diminuição do custo operacional por meio de estratégias de logística. 

Planejamento de processos é essencial

Quanto mais eficientes e estratégicas forem as etapas de um processo, mais ágeis os processos serão, de modo a reduzir o custo operacional.

Um exemplo básico disso é quando duas cargas para uma mesma região são enviadas separadamente, quando poderiam ter sido enviadas juntas, em uma mesma remessa, reduzindo os custos com transporte.

Dentre as dicas simples que podem ser adotadas dentro de uma empresa ou implementadas afim de melhorar alguns processos, estão:

Desenvolver rotinas e ajustes que otimizem estes processos, através de levantamentos, sistemas de controle, entre outros, ajuda a racionalizar todos os processos, de modo a tirar o máximo proveito de todos eles.

Invista na automatização de processos

Toda empresa em sua rotina desenvolve diversas tarefas, e às vezes algumas delas demandam muito tempo para serem concluídas.

Adotar ferramentas e processos automatizados ajuda a reduzir este custo operacional.

O avanço da tecnologia, deve ser utilizado com um aliado eficiente. Os diversos recursos tecnológicos servem para automatizar os processos e assim reduzir os desperdícios.

O uso de sistemas de gestão por exemplo, ajuda tanto na logística quanto na gestão dos processos, deste modo é possível ter mais controle dos pontos falhos, para que estes sejam ajustados.

Além disso, esta automatização ajuda a tornar os processos mais produtivos e com menos gastos.

Antecipar demandas auxilia na redução do custo operacional

Um processo eficiente está diretamente ligado à capacidade de organizar e assim antecipar etapas.

Buscar entender  como o mercado funciona, analisar suas necessidades e variações, ajuda a prever demandas futuras, auxiliando na resolução de possíveis situações indesejáveis.

Contudo vale ficar atento, pois esta ideia de antecipar demandas pode ocasionar uma sobrecarga nos processos, de modo que faltem recursos materiais ou até mesmo colaboradores para executarem as atividades, impactando diretamente as demais demandas.

Estar preparado para situações adversas é uma maneira de ajudar a reduzir o custo operacional, pois pode ajudar a evitar desperdícios caso ocorra uma queda das atividades da empresa em determinados momentos. 

Crie estratégias de redução do custo operacional

Reduzir os custos é um dos principais objetivos dentro de uma empresa, isso porque quanto menos gastos, maiores podem ser os lucros sobre um produto.

Por este motivo é importante analisar os processos e buscar maneiras de reduzir os gastos com eles.

Criar um plano de contenção de gastos é uma das opções estratégicas para tornar as informações mais visíveis e claras, facilitando a análise e gestão das mesmas, para posteriormente identificar em quais etapas é necessário realizar ajustes e cortar gastos.

Alguns exemplos desta gestão são: ajustar modelo de transporte, buscar embalagens mais eficientes e que comportem maior quantidade de produtos, reduzindo a quantidade necessária, entre outros.

A ideia é otimizar os processos, tornando-os mais eficientes, reduzindo assim os gastos e maximizando o lucro com os produtos.

Supervisione os processos

Estar atento às diversas etapas dos processos logísticos é uma das formas de entender como cada processo funciona, analisá-los e então buscar meios de melhorá-los

Conhecer todos os processos é a forma mais eficiente de planejar as possíveis estratégias para redução de custos.

Falhas podem ocorrer, contudo elas não devem ser frequentes e nem se tornarem parte integrante do processo. Acompanhar todas as etapas logísticas e seus desempenhos é a opção mais eficaz para elaborar ações que minimizem os custos.

Invista na capacitação de seus colaboradores

Grande parte dos processos é realizado ou tem a participação de algum colaborador.

Isto significa que, quanto mais capacitados eles estiverem, mais eficientes serão os processos.

Quando os colaboradores têm conhecimento sobre suas atividades, são capazes de prever possíveis problemas e assim corrigi-los. Além disso, seus conhecimentos otimizam os processos logísticos, o que torna as etapas mais produtivas.

Deste modo, capacitar os colaboradores ajuda reduzir custos operacionais e consequentemente melhorar a qualidade dos produtos.

Para completar…

Há diversas maneiras e estratégias que podem ser implementadas a fim de ajudar a reduzir custos operacionais dentro de uma empresa. São ações que juntas tornam os processos mais eficientes, produtivos e rentáveis.

Contudo a adoção das intervenções deve ser realizada através de uma avaliação e de acordo com cada empresa, de modo que as medidas adotadas sejam efetivas e estejam em concordância com cada processo logístico em específico.

Reduzir custos operacionais é um obstáculo, mas que tem como resultado a maximização dos lucros.

Uma boa logística torna a empresa eficiente, aumentando as chances do negócio se destacar no mercado e se diferenciar positivamente dos concorrentes!

Para saber mais sobre este mundo da logística, continue acompanhando o nosso blog!

banner com orientação para conhecer os produtos Metaro