setor logistico

O setor logístico é determinante para o sucesso de uma empresa. Confira a seguir, dicas fundamentais para alcançar os melhores resultados!

Sabemos que quanto maior a integração entre as etapas da cadeia de suprimentos, melhores serão os resultados, tanto para o seu negócio quanto para os seus clientes.

Sendo assim, o setor logístico é de fundamental importância dentro de uma organização empresarial, seja ela de pequeno ou grande porte, pois é ela que garante a eficiência em todas as operações logística, seja na distribuição, transporte e armazenagem dos muitos materiais movimentados pelas empresas.

Portanto, é primordial investir na organização e gestão da logística para que o seu negócio consiga se manter competitivo e rentável.

Continue a leitura e confira 4 passos para um melhor gerenciamento do seu setor logístico.

1. Compreenda a importância do setor logístico

Demora nas entregas, fretes caros ou uma compra frustrada devido à falta de produtos em estoque, são algumas das situações que levam a insatisfação dos clientes, e que prejudicam a imagem da empresa perante o mercado consumidor, assim como a eficiência do setor logístico.

Assim, neste cenário a adoção de boas práticas na gestão de estoque, armazenagem e transporte de produtos, bem como para selecionar fornecedores poderiam evitar situações adversas.

Nos dias de hoje, é fundamental que as empresas invistam no aprimoramento das etapas da cadeia de produção e da distribuição, pois são fatores que agregam valor junto aos clientes.

Além disso, é preciso ter em mente a importância de utilizar técnicas estratégicas e inovadoras no processo logístico, pois só assim será possível reduzir o custo operacional, aumentar a produtividade, garantindo ainda maior agilidade e eficiência dos serviços.

Consequentemente, o resultado final será o que toda empresa busca: uma maior lucratividade.

2. Conheça as bases para um setor logístico empresarial eficiente

Para uma gestão eficaz do setor logístico é necessário executar bem todas as etapas – compras, recebimento, separação, armazenagem, entrega de produtos variados ou serviços com o melhor custo-benefício.

Veja a seguir os principais pilares para garantir eficiência na logística da sua empresa:

 2.1 Planejar

Um processo logístico é composto por várias etapas, assim quando ocorre um erro em uma das etapas, todas as outras consequentemente são prejudicadas.

Portanto, planejar e mapear este processo são ações essenciais para dar suporte ao gestor que realiza o controle de toda a cadeia produtiva.

O planejamento logístico é estruturado em 3 níveis:

  • Estratégico: momento em que é realizado o mapeamento da rede logística e definidas as metas e objetivos;
  • Tático: onde são elaboradas os meios ou ações destinados a cada setor, para que as metas e objetivos sejam atingidos;
  • Operacional: quando ocorre a execução das ações estipuladas para alcançar a meta estipulada.

Com este acompanhamento, o gestor consegue prever dificuldades, agilizar a tomada de decisão assertivas e solucionar os problemas com mais rapidez, além de otimizar processos.

Ou seja, dispor de um sistema de gestão mais adequado e eficiente.

 2.2 Controlar o estoque

A gestão eficiente do estoque é essencial dentro da cadeia logística, já que tanto o excesso de materiais, quanto a falta pode resultar em perdas.

Sendo que o excesso de materiais pode gerar desperdícios e a falta de paralisação das atividades, e ambos prejuízos financeiros.

Além disso, produtos parados geram custos com armazenamento e podem até mesmo comprometer o capital de giro da sua empresa.

A falta de matéria prima pode comprometer a produção e o cumprimento de prazos de entrega.

Sendo assim, para saber o que e quanto deve ser estocado é necessário analisar de forma estratégica as sazonalidades, previsões de demandas, tendências mercadológicas, gestão de compras e fornecedores, etc.

 2.3 Gerir o transporte

A gestão do transporte é a etapa que irá garantir a segurança e agilidade na movimentação e entrega dos materiais, assegurando custos de transporte mais atrativos.

Esta etapa inclui:

  • Administração eficiente da frota;
  • Acompanhamento de informações relativas à manutenção dos veículos;
  • Otimização de rotas;
  • Monitoramento do trabalho do motorista e do serviço de carga e descarga de materiais;
  • Emissão de alguns documentos fiscais.

Em função do alto custo, nem todas as empresas possuem frota própria, por isso, é comum que os serviços logísticos sejam terceirizados.

Nestes casos, deve-se realizar uma boa pesquisa para contratar uma transportadora que atenda de modo satisfatório as necessidades do negócio.

Lembre-se que, se houver algum problema na movimentação dos produtos até o cliente, toda a responsabilidade irá recair sobre a empresa e não sobre a transportadora que realizou a entrega.

3. Invista em soluções tecnológicas

Para uma gestão eficiente do setor logístico, é necessário utilizar ferramentas tecnológicas que otimizem as atividades.

Atualmente, existem inúmeros recursos que oferecem soluções integradas para gerir todas as fases da cadeia logística, que resultam na ganho de tempo, precisão na realização de tarefas e na redução de custos.

Além disso, o uso de ferramentas tecnológicas agiliza os processos, e ao utilizar a tecnologia em etapas operacionais, possibilita aos gestores mais tempo para cuidar de questões estratégicas.

Entre as soluções tecnológicas voltadas para a logística estão sistemas para controle dos processos, rastreamento e monitoramento de entregas, roteirização, gestão de transportes, gestão de frotas e gestão de armazéns, entre outras.

Além disso, os equipamentos utilizados nos processos logísticos, também são soluções tecnológicas que possibilitam otimizar os processos e garantir mais agilidade e segurança durante as atividades.

A Metaro, por exemplo, dispõe de uma ampla gama de equipamentos, que possibilitam a melhoria da produtividade e ergonomia aos colaboradores, além de maior segurança e agilidade dos processos logísticos.

Dentre estas soluções estão:

Os equipamentos adequados agilizam os processos, reduzem as chances de acidentes e avarias de cargas, assegurando consequentemente maior produtividade e a redução dos custos operacionais.

4. Saiba como planejar o setor logístico

Mesmo que sua empresa ofereça produtos ou serviços de qualidade, se ocorrer atrasos na entrega ou se a encomenda chegar danificada, você corre o risco de perder o cliente. Problemas como esses acontecem por falta de planejamento logístico.

É preciso ficar atento para o fato de que a perda de um cliente, não está ligada somente a perda de uma venda.

Um consumidor descontente,na grande maioria das vezes irá dividir sua frustração com outras pessoas, ou seja prejudicando a imagem da empresa, comprometendo a credibilidade do seu negócio no mercado.

Portanto, para que sua empresa não seja prejudicada pela logística, esta etapa precisa ser bem planejada.

Veja a seguir como garantir êxito nas entregas, com uma programação eficiente:

 4.1 Escolha dos fornecedores

A escolha correta dos fornecedores é decisiva, afinal, é necessário que os insumos para a fabricação dos produtos tenham qualidade e sejam entregues no prazo combinado.

Visto que adversidades nesta etapa, podem impactar decisivamente o produto final e na satisfação dos clientes.

Também é importante pesquisar valores, para não perder a competitividade. Pode não ser um trabalho fácil, mas o ideal é obter o melhor custo-benefício para o seu negócio.

 4.2 Administração do estoque

Como já abordamos neste conteúdo, a falta ou excesso de materiais em estoque são prejudiciais para qualquer empresa.

Por isso, demandas, indicadores de desempenho e métricas devem ser avaliadas constantemente e fazer parte de um controle efetivo da estocagem, reconhecendo o momento certo para um novo pedido e evitando que a empresa fique com capital parado.

 4.3 Embalagens com qualidade

Além de um transporte eficaz, é preciso que os materiais estejam embalados corretamente, para que assim seja possível evitar avarias.

Fique atento ao volume e à composição dos produtos que serão transportados, para que sejam embalados de forma adequada, como com plástico bolha ou espuma, para que fiquem protegidos durante o manuseio e transporte, evitando danos e prejuízos.

 4.4 Entregas dentro do prazo

Cumprir o prazo estipulado para uma entrega é um dos principais objetivos da logística, pois, como já vimos.

Isso porque impacta diretamente na imagem e credibilidade da empresa perante os clientes e o mercado em geral, e assim no sucesso dos negócios.

Desta forma, para que os negócios cresçam e a empresa se mantenha no mercado, é fundamental que possa contar com um departamento de logística bem organizado e eficiente, garantindo que seus clientes sejam atendidos de maneira adequada.

Quer saber mais sobre organização para o setor de logística? Então acompanhe os conteúdos publicados no nosso blog!

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