imagem com escrita da sigla da análise swot com a descrição do significado de cada letra

A análise SWOT possibilita criar um planejamento estratégico mais assertivo e eficaz, com base em cenários reais! Saiba mais!

A análise SWOT ou análise FOFA, é uma excelente ferramenta que pode ajudar a sua empresa a planejar melhor as suas estratégias, e se destacar dos concorrentes.

Criada na Universidade de Stanford por Albert Humphrey, a matriz SWOT é um método de planejamento que abrange a análise de diversos cenários, internos e externos da empresa.

Desta forma, possibilita identificar falhas e oportunidades e tomar decisões mais assertivas.

Se você deseja melhorar os resultados da sua empresa, você precisa conhecer esta ferramenta. Continue a leitura e saiba mais!

O que é análise SWOT?

Análise SWOT ou matriz SWOT, é uma sigla derivada da língua inglesa, que é a abreviação de strengths, weaknesses, opportunities e threats, que traduzindo para português, é conhecida como matriz FOFA, que significa, forças, oportunidades,  fraquezas e ameaças.

Sua principal função é buscar analisar as diversas áreas internas e externas da empresa, a fim de descobrir caminhos possíveis para o crescimento dos negócios no mercado.

Assim, com base na análise e levantamento das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças identificadas, é possível otimizar os processos e aproveitar melhor as oportunidades, garantindo o sucesso dos negócios.

O que avaliar na análise SWOT?

Como citamos anteriormente, são analisados os ambientes internos e externos da empresa.

Em ambiente interno, são avaliadas as forças e fraquezas.

As forças podem ser entendidas como os diferenciais competitivos, ou seja, o que a empresa possui que pode ser considerado uma vantagem perante aos concorrentes, como processos eficientes.

As fraquezas são as falhas ou erros, que podem impactar negativamente os negócios da empresa, como falta de mão de obra qualificada.

Já no ambiente externo devem ser identificadas as oportunidades e ameaças.

As oportunidades referem-se às ações, ou fatores que impactem positivamente e que podem ser utilizados para alavancar os negócios, como por exemplo, parcerias com outras empresas.

As ameaças externas são aquelas que podem influenciar negativamente na empresa, como escassez de recursos e mão de obra qualificada, desastres naturais, entre outros.

Assim, para que a análise SWOT seja eficiente, é importante mapear todos os fatores que impactem de forma positiva ou negativa na empresa.

Qual a importância da análise SWOT?

A matriz SWOT ou matriz FOFA pode ajudar a empresa em diversos aspectos, mas principalmente na otimização de processos, que maximizam os resultados e possibilitam o crescimento dos negócios.

Dentre alguns benefícios da ferramenta para os negócios, podemos citar:

  • Permite identificar falhas e ameaças, possibilitando elaborar estratégias para minimizar ou evitar impactos negativos e prejuízos;
  • Ajuda a identificar oportunidades de crescimento;
  • Possibilita otimizar processos, pois ajuda a identificar pontos fracos que podem prejudicar os negócios;
  • Permite fortalecer pontos fortes que fazem a empresa se destacar dos concorrentes.

Resumidamente ela possibilita melhorar:

  • Aproveitamento das oportunidades;
  • Qualidade dos serviços e produtos ofertados pela empresa;
    Posição estratégica;
  • Insights para a resolução dos problemas;
  • Tomadas de decisões;
  • Estratégias para maximização dos resultados;
  • Entre outros.

Ou seja, permite ter uma visão mais ampla da empresa, identificando riscos e oportunidades, para que seja possível criar estratégias e ações mais assertivas para reduzir riscos e maximizar as oportunidades.

Como utilizar a ferramenta de análise de SWOT na sua empresa

Aplicar matriz SWOT na sua empresa é simples e pode trazer excelentes resultados. Entenda como aplicar na prática:

Converse com sua equipe

Pode ser que realizar o levantamento de todas as  informações na empresa possa parecer uma tarefa demorada.

Contudo, com as estratégias certas esta tarefa pode se tornar mais rápida de ser executada.

Muitas vezes os gestores não conhecem em detalhes ou não vivenciam o dia a dia do desenvolvimento de cada atividade, diferentemente dos colaboradores.

Desta forma, é importante que membros de cada um dos setores estejam envolvidos na elaboração da matriz SWOT, expondo suas ideias, falhas e possíveis soluções para os problemas identificados.

Assim, é possível ter uma visão mais aprofundada do dia a dia dos negócios e coletar informações reais dos processos.

Faça o levantamento dos fatores internos e externos

A matriz FOFA é baseada nas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio, assim é primordial realizar um mapeamento de cada um dos fatores internos e externos.

Os fatores internos, ou forças e fraquezas são originadas de processos internos, e podem ser levantadas através da conversas com a equipe, como mencionamos anteriormente ou com a ajuda de softwares de gestão, por exemplo.

Algumas perguntas que podem ajudar você a identificar os fatores internos, são:

  • Meus colaboradores estão qualificados para desempenhar suas funções?
  • Porque meu cliente não é engajado?
  • O que leva as pessoas a buscarem os meus concorrentes, ao invés da minha empresa?
  • Que serviços ou produtos eu desempenho com êxito?
  • O que me torna diferente do meu concorrente?
  • Entre outras.

Uma dica de pontos que podem ser analisados neste contexto são: localização, gestão, recursos financeiros e humanos, reputação, materiais e equipamentos disponíveis.

Os fatores externos ou oportunidades e ameaças, nem sempre podem ser controlados pela empresa.

Contudo, influenciam nos negócios, podendo representar o sucesso ou fracasso da empresa.

Desta forma, é necessário identificar os fatores mais importantes e que podem impactar nos negócios. Como por exemplo:

  • Comportamentos dos seus clientes;
  • Análise dos concorrentes;
  • Barreiras e obstáculos que impedem ou dificultam o crescimento da empresa;
  • Entre outros fatores.

A ideia aqui é identificar as ameaças e oportunidades que o mercado oferece para sua empresa.

Elabore uma matriz com as informações levantadas

Depois de ter realizado o mapeamento de todos os dados e informações necessárias, para facilitar a análise, é importante resumir as informações, montando uma matriz, para que as informações sejam rapidamente visualizadas.

Nossa dica é organizar as informações conforme sua ordem de relevância, conforme o que tem mais impacto nos seus negócios. Além disso, evite longos textos, dê preferência a tópicos curtos e objetivos.

Monte uma tabela, dispondo os fatores internos na matriz superior e os externos no quadrante inferior e divida os fatores positivos e negativos de cada um deles em colunas separadas.

Assim, fica mais fácil identificar quais são as forças e oportunidades e as fraquezas e ameaças.

Após ter a matriz SWOT ou matriz FOFA montada, é possível analisar os dados e identificar as principais fraquezas e ameaças dos seus negócios, e assim buscar formas e estratégias para melhorá-los.

Além disso, estas informações permitem visualizar, por exemplo, se é a hora certa de tirar aquele projeto do papel, ou se o mercado no momento não é favorável, evitando prejuízos.

Ou seja, com base nesta análise, é possível ter uma visão ampla de pontos negativos e positivos da empresa.

Assim, possibilitando criar estratégias mais assertivas para a maximização dos resultados, bem como otimizar forças e oportunidades, fortalecendo o crescimento da empresa.

Mas é importante ressaltar que todas as informações levantadas devem ser reais e verdadeiras, pois é a partir delas que todas as ações e estratégias para otimização dos resultados serão baseadas.

Identificando os pontos fortes e fracos do negócio, fica muito mais fácil criar estratégias para maximizar os resultados e alcançar o crescimento e o sucesso dos negócios da empresa.

Para saber mais sobre como melhorar os resultados da sua empresa, continue acompanhando o nosso blog!

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