mulher e homem andando dentro de galpão logístic

Os galpões logísticos tem se tornado uma ótima opção para a melhoria de processos logísticos, e com um bom custo x benefício. Confira!

O uso de galpões logísticos tem se tornado cada dia mais comum em empresas de diferentes ramos de atuação.

Isso porque, para desenvolver as suas atividades, as empresas precisam de diversos recursos, dentre os quais está o espaço físico. Contudo, esta necessidade pode representar um alto custo para um negócio.

E em um mercado cada vez mais exigente, buscar alternativas de melhorar os processos logísticos com um baixo custo pode fazer a diferença nos resultados de um negócio.

Dessa forma, os galpões logísticos têm se tornado opções cada vez mais procuradas. Garantido a otimização de alguns processos logísticos e com um baixo custo de investimento, se comparado a compra e construção de espaço próprio.

Continue a leitura e saiba mais!

O que são galpões logísticos?

Um galpão logístico é um centro ou espaço destinado ao desenvolvimento de operações logísticas, utilizados por empresas, especialmente para armazenagem, distribuição, separação e recebimento de produtos.

Ou seja, é um local destinado para a estocagem e manipulação de cargas de diversos tipos. Esses galpões garantem a agilidade, preço justo e a competitividade necessária para maximização dos resultados dos processos logísticos.

O que avaliar na hora de escolher galpões logísticos?

Existem galpões de diversos modelos, tamanhos e estrutura, e consequentemente diferentes valores. Eles atendem as mais variadas necessidades das empresas.

Na hora de escolher determinada opção é preciso avaliar alguns fatores básicos, como:

  • Área do empreendimento;
  • Piso;
  • Altura do galpão;
  • Proteções de segurança e contra incêndio;
  • Localização estratégica;
  • Estrutura;
  • Dentre outros.

Todos esses itens precisam corresponder às necessidades da sua empresa, pois o objetivo é melhorar e otimizar processos.

Conheças as principais vantagens dos galpões logísticos

Os galpões logísticos podem trazer diversos benefícios e vantagens às empresas que o utilizam. Dentre os quais podemos citar:

Baixo custo inicial

O investimento inicial em galpões logísticos é muito mais baixo e econômico do que construir ou comprar um galpão.

Além disso, construir e comprar são processos que podem se prolongar durante meses, e durante este tempo a empresa não poderá usufruir do espaço. O aluguel de galpões logísticos pode ser uma ótima opção, sendo muito mais prático e acessível pois o custo é menor e o galpão já está pronto para ser utilizado.

Outro ponto a considerar é que muitas empresas não dispõem do montante necessário para a aquisição de imóvel próprio, sendo o aluguel a opção viável.

Dessa forma, o custo x benefício que o aluguel oferece muitas vezes é melhor do que o investimento em bens próprios.

Ampliação das operações

O aluguel de galpões logísticos possibilita expandir os negócios da empresa. Isso porque, ao contar com um espaço maior e com mais recursos, é possível colocar em prática ações  antes inviáveis, a fim de alavancar o alcance da empresa.

Existe ainda a possibilidade de descentralizar alguns processos e até mesmo o estoque. Ou seja, transferir algumas funções executadas em determinado local para outro.

Essa descentralização muitas vezes ajuda a melhorar o desempenho e a eficiência dos processos da empresa. Permitindo que estejam dispostos em locais estratégicos, como por exemplo em rotas de distribuição e transporte, maximizando a produtividade e a agilidade nos processos de entrega.

Localização estratégica

Ter sua operação ou distribuição em um local estratégico, como os grandes centros urbanos, pode colaborar para as vendas da sua empresa. Por exemplo: tendo o estoque da empresa em um ponto estratégico, as entregas podem ser feitas em menos tempo, e o valor do frete também pode ser menor. E isso impacta diretamente no custo de venda para o consumidor.

Dessa forma, o aluguel de galpões logísticos permite que se tenha um poder muito maior de escolha. É possível escolher por pontos estratégicos, que facilitem os processos e tragam mais vantagens para a empresa.

Flexibilidade

O aluguel de galpões logísticos flexibiliza as escolhas da empresa. Como já mencionamos, a descentralização das operações e a escolha da localização são algumas destas possibilidades de flexibilização.

Além de abrir portas para novas possibilidades, têm um impacto financeiro sobre os negócios muito menor do que a construção de um imóvel próprio, pois o aluguel é regido por um contrato que pode ser desfeito.

Assim, com uma gama maior de escolhas, é possível procurar por soluções mais viáveis aos negócios e que proporcionam melhores resultados.

Espaço adequado

Os galpões logísticos já dispõe de espaço e estrutura adequados para as operações logísticas e para estoques. Isso agiliza processos e os torna muito mais práticos, rápidos e baratos, pois já oferecem a base necessária para estes tipos de operações.

Dessa forma, por terem sido construídos justamente para este fim, possuem estrutura adequada para suprir as necessidades deste tipo de negócio, garantindo maior qualidade nos serviços prestados.

Além de considerar as diversas vantagens dessa modalidade, também é preciso avaliar que o custo para alugar um galpão logístico depende das suas características e também das necessidades de cada empresa.

Por isso, a avaliação deve ser realizada com cuidado, a fim de identificar se os galpões logísticos são ideais para suprir as necessidades da sua empresa.

Quer saber mais sobre este universo? Continue acompanhando o nosso blog e tenha acesso a muito mais informações!

banner para entrar em contato com a equipe da Metaro e solicitar orçamento