Dicas para otimização de espaço em armazéns e depósitos

A otimização de espaço em armazéns é essencial para melhorar a gestão e eficiência dos processos. Veja alternativas!

Dentro dos centros de distribuição o aprimoramento e a otimização do espaço é essencial para uma boa gestão. Seja qual for o ramo de atividade, uma disposição inteligente proporciona melhor aproveitamento do espaço e melhoria dos processos logísticos.

Além disso, muitas empresas contam com espaços pequenos para armazenamento de materiais, carga e descarga e outros processos. Assim, é preciso buscar alternativas para otimizar os espaços e tornar as atividades eficientes.

Para ajudar você nesta tarefa tão importante, preparamos algumas dicas. Continue a leitura e saiba mais!

A importância de uma boa gestão de estoque

Contar com uma boa gestão de estoque é essencial para o funcionamento eficiente de um negócio e para a lucratividade do mesmo. Assim, é possível controlar o patrimônio da empresa e utilizá-los de maneira mais assertiva, evitando desperdícios e prejuízos.

Além disso, um estoque bem organizado é fundamental para a otimização de espaço, pois permite uma melhor disposição dos materiais e também para a produtividade. Afinal, é muito mais fácil para os colaboradores encontrarem os itens que estão precisando. 

Dicas para otimização de espaço em armazéns e depósitos

A otimização de espaços depende de vários fatores e das necessidades de cada empresa, sendo assim as ações adotadas para sua melhoria podem variar.

Contudo, para ajudar você listamos algumas dicas que podem ser empregadas, independente do tipo de empresa. Confira a seguir!

Faça um levantamento do seu estoque periodicamente

Nem todas as empresas têm a real noção dos produtos que fazem parte do seu estoque, e essa é uma informação primordial para otimizar o espaço. Isso porque é através dela que é possível criar estratégias de gestão mais eficientes, identificar falhas, organizar melhor o espaço, entre outras. 

Portanto, é importante realizar o inventário de todos os materiais, contabilizar volume, local de armazenamento, e suas características.

Desta forma, é possível ter ciência do estoque, identificando as necessidades de reposição e organização, por exemplo.

Tenha uma noção clara do espaço disponível

Para otimizar espaços dentro de um depósito ou armazém, primeiro é preciso saber qual é o espaço disponível. Para isso, verifique as estruturas de armazenagem, e entenda se elas atendem as necessidades e suportam um volume suficiente de materiais. Com esse conhecimento, é possível analisar o layout do espaço e propor mudanças se for necessário. 

Disponha de um layout do armazém eficiente

O objetivo de um bom estoque é possibilitar um armazenamento eficaz e a movimentação de materiais de forma simples e segura. O objetivo é aproveitar o espaço no armazém de maneira eficiente, principalmente em ambientes pequenos.

Assim o layout correto dentro de um armazém ou estoque colabora para maximização da produtividade, visto que por meio de uma boa distribuição dos produtos, fica mais fácil encontrar e movimentar os itens, melhorando o fluxo dos processos logísticos.

Além disso, com ambientes integrados, é possível ter maior visibilidade da cadeia de suprimentos. Sendo assim uma boa distribuição deve levar em consideração as necessidades de cada empresa. Contudo comumente um armazém é dividido nas seguintes áreas:

  • Carga e descarga 
  • Recebimento
  • Armazenagem 
  • Preparação de pedidos 
  • Expedição

Um bom layout garante:

  • Otimização do espaço;
  • Fácil acesso aos produtos armazenado;
  • Minimização da manipulação das mercadorias;
  • Rotatividade de mercadorias;
  • Facilidade no controle de estoque;
  • Armazenamento descomplicado;
  • Entre outros.

Manter o estoque organizado

Manter um estoque organizado é o ponto inicial para otimizar os espaços e melhor aproveitá-los. Uma organização eficaz garante maior agilidade e eficiência nas tarefas cotidianas, além de ajudar a otimizar a gestão.

Para isso, manter o local limpo é outra tarefa que deve ser periódica e que contribui para uma boa organização do estoque. Além disso, uma boa limpeza inclusive reduz o surgimento de pragas e outros fatores que podem causar problemas que prejudicam os materiais estocados.

A correta organização e limpeza garantem movimentação facilitada, maior eficiência e consequentemente redução de prejuízos com a avaria e gasto de tempo desnecessário com a procura dos produtos.

Treine a equipe

Os colaboradores estão constantemente em contato com os estoques, isso significa que são os principais responsáveis por organizar e manusear os produtos.

Sendo assim é essencial investir no treinamento e capacitação dos mesmos, para que seja possível realizar os processos de maneira mais eficaz e assertiva.

Além disso, quando capacitados, os colaboradores são capazes de identificar a forma mais adequada de armazenar, manusear e controlar entrada e saída de mercadorias.

Invista em ferramentas para a otimização dos espaços

Para ser possível otimizar o espaço de armazenagem, é preciso investir em ferramentas que ajudem a melhorar o uso do espaço.

Além disso, avaliar a estrutura física é essencial para que seja possível otimizar o espaço e melhorar o aproveitamento do mesmo. É preciso buscar conhecer o espaço e a rotina do armazém para propor melhorias. 

Dentre os tipos de estruturas comumente utilizadas estão:

  • Estrutura porta pallets;
  • Estrutura porta pallets dinâmica;
  • Sistemas drive-in e drive-through;
  • Sistema mezanino;
  • Estrutura push-back;
  • Sistema cantilever;
  • Sistema de estantes;

Por meio de equipamentos e ferramentas certas é possível otimizar o espaço, organizar melhor a mercadoria e evitar acidentes ou avarias dos mesmo por conta da armazenagem incorreta. 

Conheça as soluções da Metaro

A Metaro conta com diversas soluções que podem auxiliar na movimentação de materiais e otimização de espaços. Fornecemos equipamentos desenvolvidos especialmente para a aprimoramento de processos logísticos, assim como para melhorar a ergonomia do ambiente de trabalho.

Os equipamentos projetados e fabricados pela Metaro podem ser utilizados dentro e fora dos armazéns, sendo extremamente versáteis, garantindo agilidade e segurança aos colaboradores durante a movimentação de materiais.

Além disso, o uso destes equipamentos facilita a realização das operações dentro dos depósitos e armazéns, garantindo que os processos sejam executados de maneira mais ágil e eficiente.

A linha de equipamentos da Metaro inclui diversos produtos, entre eles: 

A Niveladora de Doca Embutida, está entre os equipamentos que facilitam a movimentação de carga/descarga de forma segura fazendo a ligação entre a doca e a carroceria do caminhão, sendo perfeito para as operações principalmente para locais que contam com pouco espaço para a realização das atividades. 

A facilidade de movimentação de cargas que o equipamento proporciona, garante o aumento da produtividade, facilitando as atividades dentro dos armazéns e depósitos.

Além disso, por ser um equipamento embutido, quando em modo de repouso a sua plataforma fica no mesmo nível do solo da doca e com pestana dobrada, sendo assim não utiliza espaço do pátio de manobras.

imagem da niveladora de doca embutida da Metaro instalada

Ou seja, é um equipamento que além de facilitar o processo de carga e descarga, melhorando a produtividade, garante a otimização dos espaços dentro do armazém ficando embutida no piso.

Por meio da otimização dos espaços, os processos logísticos se tornam mais eficientes, tornando a movimentação de materiais mais ágil. Contar com equipamentos adequados é essencial, ainda mais quando o armazém dispõe de pouco espaço para movimentação dos materiais e operações de carga e descarga. 

Continue acompanhando nosso blog para mais dicas relacionadas a área de gestão e logística. E para saber mais sobre nossos equipamentos, e como eles podem ajudar a melhorar os processos na sua empresa, entre em contato e solicite seu orçamento.

banner com orientação para solicitar um orçamento e conhecer os produtos Metaro