Dicas para redução de custos na carga e descarga

A redução de custos no processo de carga e descarga é um dos principais problemas que gestores enfrentam dentro de uma empresa! Confira nossas dicas.

A redução de custos dos processos de carga e descarga é fundamental para a otimização dos processos logísticos e para que os custos operacionais estejam de acordo com o orçamento previsto, para não impactar negativamente os negócios a curto e longo prazo.

Além disso, normalmente altos custos relacionados a esta etapa podem ser sinal da ineficiência operacional. O que afeta o custo final dos produtos tanto para empresa, quanto para o cliente.

E para ajudar você a reduzir os custos com a operação de carga e descarga, listamos algumas dicas ligadas direta ou indiretamente a esta etapa logística. Continue a leitura para saber quais são estas dicas!

Dicas para redução de custos no processo de carga e descarga

Ineficiência dos processos  podem gerar um alto prejuízo dentro de um negócio, e dentre estes podemos citar o processo de carga e descarga.

A demora neste processo pode gerar atrasos, avarias e elevar os gastos ligados desde a chegada dos veículos, até o carregamento e a entrega das mercadorias.

Assim, adotar algumas dicas básicas pode ajudar a reduzir custos neste setor.

Antecipe as demandas

O sucesso de uma empresa está diretamente relacionado à capacidade de previsão de demandas.

Esta capacidade é essencial para evitar por exemplo, que em momentos de oscilação do mercado, funcionários, máquinas e equipamentos da empresa fiquem ociosos.

Por meio da previsão de demanda é possível estimar demandas para suprir as necessidades do mercado. Tanto em momentos de queda de demanda quanto nos momentos de aumento de procura pelos produtos e serviços. 

Além disso, evita que tanto colaboradores, quanto os veículos utilizados para os transportes fiquem inoperantes ou sobrecarregados. 

Tenha em sua empresa um plano de redução de custos

Se a redução de custos é um dos principais objetivos dentro de uma empresa, é essencial elaborar um plano de redução de custos, a fim de estabelecer diretrizes eficientes e que garantam a conclusão desta meta.

Além disso, a elaboração de um plano é uma importante ferramenta utilizada para a visualização de todas as informações pertinentes à área logística. Viabilizando a análise e identificação de possíveis falhas nos processos, e etapas onde se faz necessário corte de gastos. 

Por meio deste plano é mais fácil avaliar e reduzir os custos de todas as etapas necessárias, incluindo a carga e descarga.

Acompanhe os processos

Monitorar os processos é um dos primeiros passos para levantar informações necessárias para planejar estratégias de redução de custos.

Mapear todas as atividades envolvidas no processo de carga e descarga é importante para analisar cada uma delas e ter uma visão mais ampla de todas.

Assim é possível acompanhar o plano de redução de custos, identificar falhas no seu desenvolvimento e adotar medidas para sua otimização e para a redução dos custos destas atividades.

Diminua a ociosidade

Veículos parados, não geram lucros, mas continuam a gerar despesas, comprometendo a lucratividade da empresa. E com a equipe de colaboradores isso não é diferente.

Para reduzir este gasto, é indispensável planejar as atividades de carga e descarga, mantendo o fluxo contínuo de distribuição, para que estejam alinhadas às demandas, mantendo tanto os veículos quanto os colaboradores em operação, evitando desperdícios por ociosidade.

Ter um bom planejamento de carregamento, é uma das formas de evitar que o setor fique inoperante, agilizando o processo, evitando também que a carga fique mal distribuída no veículo, o que pode gerar gastos com manutenção e multas.

banner com orientação para download do material relacionado a indicadores de produtividade

Invista em treinamentos para os colaboradores

Manter a equipe capacitada para as atividades envolvidas no processo de carga e descarga não somente otimiza os processos, como também possibilita a redução de custos com os mesmos.

Uma equipe bem treinada é capaz de realizar as suas atividades de maneira eficiente, por meio da implementação de processos padronizados, que contribuem para a maximização da produtividade e agilidade na carga e descarga, e que consequentemente geram a redução de custos da operação.

Mantenha as manutenções em dia

Veículos e equipamentos com problemas, além de gerar custos extras a empresa, atrasam o processo de carga e descarga, reduzindo a produtividade.

Desta forma, manter as manutenções dos veículos e equipamentos utilizados no processo em dia garante eficiência das atividades e redução de custos.

Revise sua infraestrutura

Em muitos casos a equipe disponibilizada para o processo de carga e descarga em uma empresa consegue atender um número limitado de veículos por vez. E a empresa acaba precisando arcar com o pagamento de estacionamento para os caminhões que ficam esperando.

Assim, investir em máquinas e equipamentos que otimizem a carga e descarga pode ser uma das formas de agilizar o processo, suprindo a demanda necessária e reduzindo despesas para a empresa com esta atividade.

Automatize processos

Investir na automação de processos pode ser uma das formas mais eficientes de redução de custos.

Além disso, automatizar os processos logísticos é uma das melhores maneiras de agilizar os processos, melhorar a produtividade e garantir que as etapas sejam executadas com eficiência.

Ou seja, com a ajuda de máquinas e equipamentos específicos para a área de carga e descarga, é possível otimizar os processos e maximizar a produtividade. 

A Metaro conta com equipamentos projetados especialmente para a movimentação de materiais e carga e descarga, como a Doca Móvel, melhorando o desempenho logístico da sua empresa.

Confira as vantagens que esta solução pode proporcionar à sua empresa!

Doca móvel da Metaro

A Doca Móvel da Metaro é especialmente projetada para atender as demandas de carga e descarga em locais que não dispõem de outros equipamentos para esta finalidade.

Auxilia na logística de movimentação de mercadorias, servindo de ligação entre a carroceria do caminhão e o piso do armazém, reduzindo a necessidade do uso de empilhadeira, diminuindo assim os custos da operação. 

Dentre as vantagens da sua utilização podemos citar:

  • Otimização do processo de carga e descarga;
  • Agilidade e eficiência nas atividades;
  • Versatilidade, podendo ser utilizada dentro e fora dos armazéns, pois possui rodas próprias que facilitam o transporte;
  • Dispensa o uso de outros equipamentos como empilhadeira, o que reduz os investimentos necessários em no mínimo 50%;
  • Pode ser utilizada como um elevador entre pavimentos com altura de até 1,70m;
  • Fácil manuseio;
  • Acionamento simples, através de painel de comando com botoeiras;
  • Reduz os riscos ergonômicos aos colaboradores;
  • Maior segurança e autonomia nos processos;
  • Redução dos gastos ocasionados na carga e descarga.

A utilização de equipamentos para otimizar essas atividades torna o serviço mais ágil e seguro, tanto para os operadores quanto para os materiais manuseados. Sendo essencial tanto para reduzir custos, quanto para garantir a satisfação do cliente.

Portanto, conhecer os processos internos é a melhor forma de identificar consumos desnecessários e a necessidade de novos investimentos. Seja em produtos ou serviços, permitindo a redução de custos no processo de carga e descarga.

Continue acompanhando o nosso blog para ter acesso a mais conteúdos da área de movimentação de cargas!

banner com orientação para solicitar um orçamento e conhecer os produtos Metaro