Gestão logística: como gerenciar os riscos nas operações 

Uma gestão logística eficiente é fundamental para minimizar riscos, de modo que sua empresa possa evitar prejuízos e prestar um bom serviço aos seus clientes!


Uma gestão logística eficiente dos riscos a que estão sujeitas as operações de transporte, carga e descarga de mercadorias é fundamental para identificar gargalos que podem gerar insatisfação nos clientes e prejudicar os negócios.

Com um bom gerenciamento desses riscos, sua empresa de logística pode se destacar da concorrência, aumentando a satisfação dos clientes e melhorando os resultados.

Prossiga com a leitura, confira quais são os principais riscos do setor logístico e como fazer a sua gestão de uma forma realmente eficaz!

Principais riscos em operações logísticas

Veja alguns dos maiores riscos envolvidos nas diferentes etapas da cadeia logística.

Danos em veículos e mercadorias

Por mais que a sua empresa adote medidas de segurança e independentemente do tipo de transporte utilizado, podem ocorrer acidentes de percurso durante a movimentação de mercadorias. Isso pode gerar danos tanto para os veículos quanto para a carga que está sendo transportada.

Roubo de cargas

O roubo de cargas é um dos maiores riscos do setor logístico e oferece perigo tanto para os motoristas quanto para o veículo. E, nesses casos, o prejuízo não afeta somente a empresa de logística, mas também os clientes, que podem ter sérios problemas com o atraso na entrega de produtos que, muitas vezes, são de fundamental importância para o desenvolvimento de suas atividades.

Más condições das estradas brasileiras

Uma pesquisa realizada em 2019 pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) aponta que 59% das estradas brasileiras estão em estado regular, ruim ou péssimo. 

Esse é um problema sério para empresas do setor logístico, pois estradas ruins podem causar avarias na carga e, até mesmo, provocar acidentes, colocando em risco a integridade física dos profissionais que conduzem os veículos. Sendo assim, investir em soluções para aumentar a segurança dos motoristas e da carga é uma necessidade cada vez maior.

Respeito à legislação

Empresas de logística também precisam se adequar à legislação que, além das leis de trânsito, envolve as leis fiscais aplicáveis a esse setor da economia.

No que diz respeito às leis de trânsito, pode ocorrer a aplicação de multas, que costumam ser bastante elevadas, durante o transporte rodoviário das cargas. Além disso, há casos em que o motorista fica retido, resultando em atraso na entrega das mercadorias.

Já para evitar problemas com as leis fiscais é indicado contar com o auxílio de um profissional em contabilidade, pois a legislação é extensa e complexa.

Agora que você já sabe quais são os maiores riscos envolvidos nas operações logísticas de transporte de cargas, é o momento de entender como esses problemas podem ser contornados!

Como prevenir problemas nas operações logísticas

Agora que você já conhece os principais riscos envolvidos nas operações logísticas é preciso entender de que forma pode ser realizada a sua gestão. Com um bom gerenciamento dessas questões inerentes às atividades logísticas, evitam-se problemas e, no caso deles ocorrerem, é possível reduzir os prejuízos.

Identificar os riscos

A identificação dos riscos é o primeiro passo. Em seguida, é preciso reconhecer quais são os problemas que, de fato, podem prejudicar a sua empresa de logística.

Exemplo: além de problemas com multas de trânsito, pode ser que algum funcionário seu esteja se comportando de maneira negligente, colocando as cargas em perigo.

Em um caso assim, é necessário investir em estratégias para conscientizar seus colaboradores sobre a importância de dirigir com responsabilidade para reduzir custos e evitar os impactos negativos que tais atitudes acarretam, tanto para a empresa quanto para o profissional.

Analisar e mensurar os riscos

Após identificar os riscos, é hora de mensurá-los, ou seja, de considerar em que grau eles impactam o seu negócio para, então, implementar ações que possam minimizá-los.

Embora não seja possível eliminar todos os riscos, é possível fazer um controle dos seus efeitos. Assim, quando eles ocorrerem a sua empresa estará melhor preparada para tomar decisões e encontrar as soluções mais adequadas.

Levantar as falhas e buscar soluções

Identificar as falhas nas diferentes etapas do processo logístico é fundamental para traçar ações e reduzir esses gargalos. Exemplos:

  • esteja atento às condições da sua frota de veículos;
  • ofereça treinamento aos condutores;
  • mantenha a documentação dos veículos em dia;
  • faça um planejamento das rotas.

Contar com a tecnologia

Lançar mão de ferramentas tecnológicas para fazer a gestão logística é essencial, pois elas possibilitam mensurar e prevenir potenciais riscos, visando à redução de custos.

As novas tecnologias permitem que você obtenha dados com exatidão e de forma quase instantânea, possibilitando que as decisões possam ser tomadas de forma rápida para minimizar os impactos negativos.

Ou seja, para uma gestão logística eficiente, é necessário contar com:

  • processos organizados;
  • operações bem planejadas;
  • monitoramento dos resultados das ações adotadas;
  • implantação de ferramentas que contribuam para o êxito dos processos logísticos.

Deste modo, é possível aperfeiçoar as estratégias para prevenir falhas e prejuízos na cadeia logística. Além disso, uma boa gestão torna sua empresa logística mais competitiva neste mercado que é bastante concorrido!

Este conteúdo foi útil para você? Então, clique aqui e cadastre-se para receber outros artigos como esse diretamente na sua caixa e e-mails!