Indústria metalomecânica: conheça os principais desafios

A indústria metalomecânica é muito importante para o país, e enfrenta vários desafios durante as suas atividades. Conheça alguns destes desafios!

A indústria metalomecânica representa uma importante parcela no desenvolvimento econômico do país, sendo responsável por diversas formas de produção e transformações de metais.

Sua atuação é extremamente importante para o desenvolvimento da economia, pois suas aplicações englobam boa parte dos demais setores.

Afinal, o metal é um componente essencial para a produção e fabricação de diversos elementos, desde máquinas, equipamentos, veículos, até mesmo pequenos objetos utilizados em casa, como talheres.

Contudo, é um setor que enfrenta vários desafios durante o desenvolvimento das suas atividades. E nós listamos alguns deles nesse conteúdo!.

Intercomunicação entre as diversas áreas da empresa

Dentro de uma indústria metalomecânica há diversos processos envolvidos. Além disso, dependendo do tipo de demanda do mercado, as características e particularidades dos processos de produção podem ser alterados.

Alguns exemplos de processos são:

  • Montagem sob encomenda: identificada pela preparação de estoque e compra de diversos elementos de uma máquina. Seu início pode ocorrer após o fechamento comercial;
  • Produção sob encomenda: a produção se inicia após o fechamento dos negócios. Normalmente existindo uma lista de materiais necessários para sua realização, que seguem um padrão preestabelecido;
  • Engenharia sob encomenda: durante o fechamento comercial são definidos parâmetros diferenciados da engenharia, que demandam uma produção personalizada que aumenta o grau de complexidade do produto ou serviço;
  • Produção para estoque: produção de itens com o objetivo de antecipar demandas de mercado, que envolvem itens padronizados e alta velocidade.

Dependendo do grau de complexidade das demandas e processos envolvidos, é necessário a integração de áreas diferentes da indústria.

Aplicação prática dos conhecimentos

Segundo pesquisas, o Brasil tem perdido espaço dentro do setor metalomecânico há alguns anos.

Em 2021, de acordo com a IMD World Competitiveness Center o país ocupa a 57º posição no ranking, enquanto em 2010 ocupava a 38º posição.

Este declínio pode estar ligado a uma série de fatores, como por exemplo, falta de inovação, baixa produtividade e a insuficiência de infraestrutura.

Outro fator relevante é a falta de conhecimento específico e atualizado por parte dos colaboradores.

Por isso, uma das maneiras de minimizar os impactos nesta área é buscar atualizar os métodos de ensino, visando atender as necessidades da organização, assim como de seus colaboradores, possibilitando que coloquem os aprendizados em prática.

Acompanhamento e monitoramento das informações do chão de fábrica

As informações ligadas aos diversos processos que acontecem no chão de fábrica são fundamentais para inúmeras finalidades, como:

  • Planejamento da produção;
  • Atualização das informações para engenharia;
  • Criação de indicadores de produtividade, acompanhamento de capacidade, qualidade dos produtos, falhas operacionais, entre outros;
  • Detenção de informações dos diversos setores em tempo real;
  • Acompanhamento dos recursos;
  • Aceleração da tomada de decisão durante eventualidades;
  • Realização do planejamento do faturamento;
  • Repassar informações aos clientes;
  • Estabelecer datas para entregas futuras.

O chão de fábrica pode estar constantemente se modificando, influenciando em todas as áreas da empresa.

Desta forma, a maneira como a gestão é aplicada nestes setores impacta diretamente no modo como os colaboradores agem. Assim, é importante lembrar que:

  • São as pessoas que garantem o sucesso da organização. Devendo ser criados métodos para motivar as atividades realizadas no chão de fábrica;
  • A gestão deve ser feita de forma participativa, buscando formas de valorizar o mérito dos envolvidos;
  • Os diversos setores do chão de fábrica devem fazer parte de todos as soluções e estratégias do negócio;
  • É fundamental buscar entender os colaboradores. Sempre escutá-los, coletando críticas, sugestões e elogios.

Programação ideal da fabricação

Um dos maiores conflitos entre o PCP (Planejamento e Controle da Produção), os setores comercial e de produtos, é o planejamento para a fabricação.

Dentre estas adversidades podemos citar:

  • Desencontro de informações, que acabam dificultando a atualização da real situação das atividades;
  • Prazos repassados aos clientes pela equipe comercial, que nem sempre condizem com a realidade da fábrica;
  • O PCP não consegue realizar programações eficientes e de acordo com os recursos disponíveis.

Contudo estes problemas podem ser resolvidos integrando os setores de PCP, engenharia e comercial. Garantindo que todas as informações e estratégias adotadas estejam alinhadas com todos os setores da indústria metalomecânica.

Cadastro de engenharia dos produtos fabricados

Para garantir a produção esperada, é fundamental manter os registros de engenharia atualizados.

É por meio da engenharia de produto que é definida a lista de materiais, roteiro de produtos, características, processos e parâmetros para a produção dos produtos.

Contudo, a ineficiência neste processo de cadastramento de itens fabricados pode aumentar significativamente as chances de falhas e erros, bem como os retrabalhos.

Desta forma, sempre que surgirem mudanças nos processos, serviços ou produtos, estas devem ser acompanhadas pela engenharia do produto.

Redução dos desperdícios

Este pode ser um dos maiores desafios da indústria metalomecânica –  a redução dos desperdícios.

Devido aos diversos setores envolvidos dentro da indústria metalomecânica, bem como da complexidade de algumas atividades, os desperdícios podem ser significativos.

Desta forma é fundamental compreender o contexto dos desperdícios, para que assim seja possível reduzi-los ao máximo.

Alguns indicadores podem auxiliar neste processo, como:

  • Eficiência das máquinas e dos colaboradores;
  • Quantidade de peças produzidas em determinado período de tempo, considerando o tempo, equipamentos e colaboradores necessários;
  • Número de itens retrabalhados por equipamento ou trabalhador;
  • Produtividade da fábrica;
  • Relatórios para comparativos entre turnos;
  • Motivos de reprovação de produtos;
  • Entre outros.

A partir destas e outras informações, é possível adotar ações mais adequadas e assertivas para melhorar os processos produtivos e reduzir os desperdícios.

Os desafios enfrentados pela indústria metalomecânica são diversos, sendo os citados apenas alguns deles.

Contudo, um fato é certo, a indústria metalomecânica é extremamente importante.

Um exemplo disto é que a carência do setor impacta diretamente vários outros setores econômicos. Como construção civil e automobilístico, que podem ser prejudicados e até mesmo inviabilizados.

Assim, conhecer os principais desafios enfrentados pelo setor pode ser uma das formas de compreendê-los e assim adequar as suas operações,  buscando soluções para otimizar os processos, reduzir as falhas e maximizar os resultados!

Se gostou deste conteúdo, acesse o nosso blog, por lá você terá acesso a muito mais!

banner para entrar em contato com a equipe da Metaro e solicitar orçamento