equipamentos ergonômicos Metaro

Saiba qual a importância dos equipamentos ergonômicos e quais as soluções da Metaro disponíveis para ajudar a sua empresa!

Contar com equipamentos ergonômicos é uma excelente maneira de assegurar a saúde e segurança do trabalhador, fornecendo as adaptações das condições necessárias para que desenvolvam suas funções cotidianas.

Estes equipamentos podem ser aplicados de diversas formas dentro de uma empresa.

Desde apoio para os pés e apoio de pulso,  utilizados em escritórios, até os equipamentos ergonômicos, utilizados na linha de produção e no chão de fábrica.

Em áreas de logísticas, os equipamentos utilizados devem fornecer condições para que o colaborador tenha conforto e segurança durante a sua jornada, sendo uma das diretrizes apresentadas na NR17.

Continue a leitura e saiba mais sobre os equipamentos ergonômicos e quais as soluções fornecidas pela Metaro, para você adequar as atividades da sua empresa!

Importância da ergonomia

A ergonomia é uma das áreas da ciência, que estuda a relação do ser humano com as condições de trabalho, para que sejam estabelecidas formas de melhorar a segurança, conforto e bem estar.

A Norma Regulamentadora 17 ou NR 17, é a norma que regulamenta a ergonomia do trabalho, apresentando orientações referentes aos procedimentos obrigatórios para garantir condições de trabalho adequadas.

Seu principal propósito é expor as principais aplicações que devem ser empregadas nos ambientes de trabalho, para garantir conforto e segurança aos colaboradores.

E, principalmente, prevenir possíveis problemas de saúde durante a realização de suas atividades.

Conforme a NR 17, a ergonomia é dividida em 3 categorias:

  • Ergonomia física – cuida dos aspectos biomecânicos, fisiológicos e anatômicos dos colaboradores;
  • Ergonomia cognitiva – refere-se aos aspectos emocionais, mentais e psicomotores dos trabalhadores;
  • Ergonomia organizacional – engloba cultura, processos, políticas da empresa e clima organizacional.

E dentro deste contexto, a fim de melhorar o ambiente de trabalho são empregadas diversas soluções, que possibilitam que haja ergonomia no ambiente de trabalho e dentre estas estão os equipamentos ergonômicos.

O que são equipamentos ergonômicos?

Os equipamentos ergonômicos são soluções especialmente desenvolvidas para garantir segurança, conforto e prevenir quaisquer impactos à saúde dos colaboradores em suas atividades cotidianas.

Ou seja, oferecem as condições apropriadas para que durante a jornada de trabalho, os colaboradores desenvolvam suas atividades sem quaisquer problemas e riscos à sua saúde, melhorando a qualidade do ambiente de trabalho.

Desta forma, uso de equipamentos ergonômicos pode proporcionar diversos benefícios, dentre os quais:

  • Reduz os riscos de acidentes de trabalho;
  • Diminui as chances dos colaboradores desenvolverem patologias que impactem a sua saúde;
  • Aumenta a produtividade;
  • Maximiza o bem estar dos colaboradores;
  • Dentre outros benefícios.

Ou seja, dispor de equipamentos ergonômicos impacta positivamente em diversas áreas da empresa, proporcionando principalmente o aumento da produtividade.

Além disso, reduz as probabilidades da empresa sofrer ação por não estar adequada às normas e ter que pagar indenizações, gerando gastos extras.

Conheça os equipamentos ergonômicos da Metaro

Dentre as diversas soluções ergonômicas desenvolvidas pela Metaro, estão a Mesa Extra Baixa e Mesa Elevatória Pantográfica.

Desenvolvidas especialmente para compensar diferenças de altura e garantir ao colaborador melhores condições no desenvolvimento de suas atividades.

Mesa Extra Baixa

A Mesa Extra Baixa Metaro é um das soluções ergonômicas desenvolvidas pela Metaro.

Com altura ajustável, ele garante que os materiais estejam na altura ideal para que os colaboradores possam desenvolver as suas atividades sem a necessidade de se colocar em posições inadequadas e prejudiciais.

Desta forma evita, por exemplo, inclinação de tronco para pegar materiais próximos ao piso e a elevação dos braços acima do nível dos ombros, prejudiciais para a saúde dos colaboradores.

A altura da Mesa Extra Baixa, pode ser adaptada de acordo com as necessidades dos colaboradores e a demanda da mercadoria movimentada, minimizando desconfortos como fadiga muscular e lesões.

Além disso, é um equipamento multifuncional podendo ser empregado no desenvolvimento de diversas atividades.

Mesa Elevatória Pantográfica

A Mesa Elevatória Pantográfica da Metaro foi desenvolvida especialmente para compensar as diferenças de altura entre pavimentos, equipamentos, veículos e pessoas.

Assim, permitindo que a sua altura seja ajustada conforme as atividades desenvolvidas e as necessidades dos colaboradores.

Isso garante a promoção de melhorias ergonômicas aos colaboradores, reduzindo riscos de acidentes, impactos em sua saúde e queda da produtividade.

Além disso, pode ser empregada em diversas atividades, como carga e descarga de veículos, ou no manuseio de mercadorias, por exemplo, sendo um equipamento versátil.

Pode ser instalado sobreposta ou embutida ao piso, se adaptando a diversos ambientes.

Ambos os equipamentos podem ser projetados e desenvolvidos com especificações de acordo com as demandas dos clientes, atendendo assim suas necessidades.

Além disso, os equipamentos Metaro são projetados para que sua empresa atenda as exigências do Ministério do Trabalho e normas de Segurança do Trabalho.

Atendendo as normas:

  • NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade;
  • NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos;
  • NR 17 – Ergonomia.

Desta forma, os equipamentos Metaro ajudam a sua empresa a adequar-se às normas vigentes, além de proporcionar melhores condições de trabalho aos colaboradores, redução de riscos à saúde do trabalhador, melhora no bem estar, e consequentemente o aumento da produtividade.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre os equipamentos ergonômicos da Metaro!

banner para entrar em contato com a equipe da Metaro e solicitar orçamento