homem dentro de armazém puxando equipamento enquanto realizada a separação da carga fracionada

Conheça dicas para o transporte de carga fracionada, otimize os seus processos e garanta bons resultados para sua empresa!

O transporte de cargas pode representar um alto custo, tanto para as empresas, quanto para os clientes, porém, é extremamente importante para que as mercadorias, de qualquer tipo, cheguem ao seu destino final.

Desta forma, para evitar prejuízos e adversidades, são adotadas algumas alternativas, como a utilização da carga fracionada.

No transporte de carga fracionada, é possível realizar o transporte de pequenas mercadorias, de vários clientes diferentes, reduzindo custos para ambos os envolvidos.

Assim, diferentemente da carga completa ou carga fechada, onde o veículo realiza o transporte de uma único cliente, nesse caso o espaço da carga é dividido entre diversos clientes.

Mas você sabe o que é carga fracionada, vantagens e o que considerar na hora de adotar esta modalidade de serviço de transporte? Continue a leitura e saiba mais.

O que é carga fracionada?

A carga fracionada, como o próprio nome exemplifica, diz respeito ao transporte de cargas separadas.

Para explicar melhor, o transporte de carga fracionada é uma modalidade de transporte de carga, na qual o transporte movimenta mercadorias menores e de diversos destinatários diferentes.

Ou seja, o cliente apenas paga os custos referentes ao espaço que sua mercadoria ocupa no veículo, bem como apenas uma parcela dos custos envolvidos.

Isso reduz os custos do transporte, visto que o montante é dividido entre todos os clientes que possuem mercadorias transportadas pelo veículo.

Desta forma, a carga fraccionada proporciona diversos benefícios. Pois a mercadoria é transportada com menor custo para o cliente, com menor tempo de entrega, e a empresa aproveita melhor o espaço na carga, reduz os custos com seu transporte, aumentando sua rentabilidade.

Dicas para o transporte de carga fracionada eficiente

Para garantir o transporte de carga fracionada eficiente e que proporcione benefícios para a empresa, listamos algumas dicas.

Invista em ferramentas de roteirização

No transporte de carga fracionada, o veículo transporta mercadorias de diversos clientes, que consequentemente vão ser enviadas para localidades distintas.

Desta forma, é importante planejar com eficiência o trajeto para evitar atrasos nas entregas e gastos desnecessários.

Contudo, com uma grande quantidade de mercadorias e diversos endereços, realizar esta tarefa manualmente pode não ser a melhor solução.

Assim, é necessário investir em ferramentas tecnológicas que possibilitam otimizar a tarefa e traçar rotas mais assertivas, reduzindo o prazo de entrega e possibilitando o controle de custos.

Determine um ramo de atividade

Misturar diversos ramos de atuação pode não ser a melhor escolha, visto que cada transportadora e frota possuem características e capacidades diferentes.

Além disso, cada mercadoria demanda a adoção de práticas e cuidados distintos  no transporte, e mesclar vários ramos pode levar a avarias e outras adversidades.

Assim, nossa dica é que você escolha um ramo de atuação, que seja compatível com a capacidade operacional e a logística adotada pela sua transportadora.

Realize o monitoramento das mercadorias

Durante o transporte de cargas, sejam elas cargas fracionadas ou completas, as mesmas estão sujeitas a diversos imprevistos, como roubos, desvios, acidentes, dentre outros.

Assim, para garantir maior segurança durante o transporte de carga fracionada é importante dispor de métodos de monitoramento e rastreamento.

Este monitoramento permite que tanto a empresa, quanto o cliente monitorem a situação da mercadoria, garantindo maior segurança no processo.

Além disso, transmite maior confiabilidade e credibilidade a empresa, fazendo com que se destaque no mercado.

Avalie a capacidade de carga fracionada do veículo

Para determinar os custos de transporte e os lucros com o transporte da carga fracionada, é importante conhecer a capacidade da sua frota.

Ou seja, o espaço de compartimentos do veículo, para garantir que todo o espaço existente seja aproveitado, evitando prejuízos.

Para resumir, se você não conhece a capacidade dos veículos, por exemplo, pode escalar um caminhão para o transporte de um pequena quantidade de mercadorias, gerando altos custos de transporte e prejuízos.

Assim, é importante avaliar a carga a ser transportada, e qual veículo é o mais adequado para a tarefa.

Organize adequadamente as mercadorias

No transporte de cargas, os veículos podem estar suscetíveis a diversas adversidades, como vias danificadas, curvas acentuadas, descidas e subidas íngremes, dentre outros.

Com isso, pode ocorrer a movimentação da carga, ocasionando avarias e outros danos a mercadoria, levando a insatisfação dos clientes e prejuízos para a empresa.

Assim, a organização da carga deve receber os devidos cuidados.

Conhecer as características das mercadorias, respeitar o seu empilhamento e utilizar artifícios extras de proteção (papel folha, isopor, etc.), é essencial para realizar o armazenamento correto das mercadorias.

Além disso, durante o processo de carga e descarga, é importante tomar os devidos cuidados, para evitar avarias às mercadorias, atrasos na entrega e outros danos.

Conte com equipamentos logísticos adequados

A etapa de carga e descarga é muito importante quando falamos de carga fracionada. Pois é preciso tomar um cuidado especial quando falamos de um grande volume de itens, muitas vezes de menor tamanho.

Por isso, é essencial contar com os equipamentos logísticos adequados para garantir a segurança na movimentação dos materiais.

O transporte de carga fracionada pode ser uma excelente alternativa para ajudar a reduzir os custos logísticos, otimizando o espaço físico disponível no veículo.

Além disso, possibilita fidelizar os clientes, que pagam menos pelo custo do frete.

Se gostou das nossas dicas, continue acompanhando o nosso blog, por lá você encontrará muito mais informações!

banner para entrar em contato com a equipe da Metaro e solicitar orçamento