Conheça a logística 5.0, que veio para consolidar a importância da cooperação entre tecnologia e o lado humano, bem como a sustentabilidade! Saiba mais aqui!
Você sabe o que traz a logística 5.0?
Muito se fala do avanço tecnológico e a sua importância dentro das empresas. Contudo, muitas empresas ainda relutam com as novas demandas do mercado. Mas, com o cenário vivenciado nos últimos anos, o mercado mudou.
Ou seja, para permanecer no mercado passou a ser necessário se adaptar aos novos contextos vividos e a logística 5.0 exemplifica muito bem este cenário.
Confira o conteúdo que preparamos para você e saiba o que mudou!
O que é logística 4.0?
Primeiramente, para você compreender quais as mudanças, é preciso entender o que é a logística 4.0.
A logística 4.0 é um conceito, que teve origem na Alemanha em 2011, com a ideia da indústria 4.0, com o objetivo de representar a cadeia de produção mundial, onde a gestão de uma empresa é baseada na automatização de processos e no uso de máquinas, com o principal objetivo de garantir maior produtividade, agilidade, eficiência, redução de custos e melhora dos resultados logísticos.
Assim, interligando processos, maximizando os indicadores de desempenho.
Dentre alguns exemplos de tecnologia empregadas estão: internet das coisas (IOT) e impressão 3D.
Mas, é preciso ressaltar que isso não significa substituir a mão de obra e sim facilitar o desenvolvimento das atividades com a implementação de soluções logísticas mais eficientes.
E por que isso se tornou essencial para o setor logístico?
Vivemos em um mundo cada dia mais competitivo e dependente da tecnologia, em todos os setores, inclusive o logístico.
E quem não investe nessa tecnologia, acompanhando o mercado, pode ficar para trás.
Isso significa que processos logísticos que antes eram realizados de forma totalmente manual, hoje recebem o auxílio de máquinas e equipamentos mais tecnológicos para serem desenvolvidos, maximizando os resultados.
Além disso, estes novos modelos de gestão permitem que a empresa tenha vantagem competitiva, se destacando dos seus concorrentes e assim atraindo e garantindo a satisfação dos seus clientes.
Em outras palavras, estas tecnologias vieram para otimizar as operações logísticas, evitar gargalos na produção e auxiliar na tomada de decisões mais assertivas, essenciais para o sucesso de uma empresa.
Mas afinal, o que mudou na logística 5.0?
Como já pontuamos, a tecnologia está em constante evolução, além disso, a pandemia do Covid-19 mudou muito o mercado, onde as pessoas passaram a priorizar o modelo de compras online.
Ou seja, as pessoas passaram a realizar as compras sem sair de casa, o que consequentemente teve um grande impacto no setor logístico, aumentando ainda mais a sua demanda e importância no mercado.
Porém, apesar desse aumento de demanda do mercado proporcionar o aumento da lucratividade da empresa, muitas delas não estavam preparadas para este novo cenário, enfrentando atrasos nas entregas, falta de produtos e colaboradores, dentre diversos outros problemas.
O que consolidou de uma vez a logística 4.0, e a ideia de que o uso da tecnologia é essencial para melhorar os resultados e garantir a permanência no mercado. Sendo assim, as empresas que quiseram permanecer no mercado e ainda relutam, precisaram se adequar a este novo cenário.
E onde entra a logística 5.0?
A pandemia não só mudou o conceito de compras e a importância do uso de tecnologia para otimização e melhoramento dos processos logísticos. Mas, também evidenciou o lado humano de tudo isso e focada na sustentabilidade.
As pessoas passaram a dar muito mais importância para sua qualidade de vida e bem estar, o que trouxe à tona a relevância da tecnologia na logística com o lado humano, garantindo que ambos andem lado a lado, assim assegurando maiores resultados e vantagens para ambas as partes.
Assim, a logística 5.0 veio para consolidar a teoria de que a tecnologia não veio para substituir a mão de obra humana, mas sim auxiliar e garantir uma relação cooperativa.
A logística 5.0 concretiza as demandas e avanços promovidos pela logística 4.0, contudo agora condicionada às necessidades dos colaboradores.
A utilização de soluções ergonômicas, por exemplo, permite maximizar a produtividade, garantir processos mais eficientes, assegurando ainda a adequação ergonômica, evitando desconfortos relacionados ao trabalho, como fadiga e lesões. Assim, garantindo melhor qualidade de vida e bem estar aos colaboradores.
Benefícios da logística 5.0 para sua empresa
A logística 5.0 pode trazer benefícios diversos, já que alia tecnologia, sustentabilidade e o lado humano. Dentre eles:
- Questões sociais aliadas ao desenvolvimento tecnológico com vistas à qualidade de vida;
- Otimização dos processos produtivos;
- Redução de custos;
- Melhora dos processos logísticos;
- Redução da rotatividade de colaboradores, bem como retenção de talentos;
- Melhora da produtividade, eficiência e qualidade dos produtos;
- Redução falhas, retrabalhos e gargalos na produção;
- Gestão mais assertiva;
- Automatização de processos;
- Valorização da mão de obra;
- Destaque perante os concorrentes;
- Processos mais sustentáveis e amigos do meio ambiente;
- Entre diversos outros.
Dessa forma, é possível compreender que a Logística 5.0 consolidou o que trouxe a logística 4.0, de que a automatização de processos permite maximizar os resultados. E neste novo cenário garantindo ainda, melhores condições de trabalho aos envolvidos e assim a melhora do bem estar e qualidade de vida no ambiente de trabalho.
Assim, através de equipamentos adequados é possível garantir excelentes benefícios para a empresa, bem como para os colaboradores.
Gostou desse conteúdo? Visite o nosso site e tenha acesso a muito mais!
Conheça também as nossas soluções ergonômicas Metaro e melhore os processos da sua empresa!